sábado, 19 de março de 2016

Taxi Driver e um olhar critico social

Conhece o filme Taxi Driver? Saiba mais sobre esse que é um dos melhores da cultura cinematográfica e seu olhar critico social 

Taxi Driver é um filme de 1976 de Drama dirigido por Martin Scorsese conta a história de Travis Bickle (interpretado por Robert DeNiro) um jovem veterano do Vietnã, que volta para as ruas de Nova York trabalhando como motorista de táxi. Com esse emprego ele vê e observa todos os podres da cidade e nesse cruzamento conhece Betsy ( interpretada por Cybill Sheperd) uma jovem que trabalha para o senador Palantine que está concorrendo para a presidência dos Estados Unidos e Iris ( interpretada por Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos que precisa da prostituição para a sua sobrevivência e deseja fugir de um cafetão. E através de coisas que vê e observa fica atordoado mentalmente e obsessivo planejando loucuras para ficar com Betsy e tirar Iris das ruas.  

No contexto apresentado vemos como que a sociedade influencia a vida das pessoas na forma de agir e pensar das pessoas em que Travis embalado pelo Jazz Sinfônico de Bernard Herrmann(conhecido por fazer trilhas sonoras para Alfred Hitchcock foi o responsável pela trilha sonora do filme foi seu último trabalho antes de falecer) observa a prostituição, as desigualdades sociais e a violência em bairros pobres e violentos de Nova York pela madrugada. Com esse realismo forte e um encontro desastroso com Betsy e Iris, Travis fica psicologicamente alterado fazendo ele adotar um corte de cabelo moicano e comprar armas de fogo para se proteger diante dos conflitos sociais diante de um Estados Unidos pós guerra do Vietnã. 

Isso nos faz refletir uma velha frase "A vida imita a arte" fazendo me questionar: será que devemos resolver nossos problemas psicológicos da maneira que pensamos? A resposta é que nós devemos sempre ter muito cuidado com o que falamos e executamos e para isso devemos sempre pensar nas nossas atitudes e refletir sobre o que acontece na vida e o filme Taxi Driver faz com que observamos e refletirmos tudo isso com grande amplitude diante do olhar de uma pessoa que busca a violência para resolver os problemas. Além disso o filme é excelente para também para admirar a grande atuação dos atores do filme que são incríveis fazendo essa obra cinematográfica ser marcada pela sua grande genialidade desde Robert De Niro com a emblemática cena "You talking to me?" até brilhante direção de Scorsese que fez desse filme um clássico por romper a estética clássica de Hollywood e de uma história interessante.

E você, gosta do filme Taxi Driver? Qual é a sua opinião cinematográfica sobre esse filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário