quarta-feira, 9 de março de 2016

As adaptações artísticas de Romeu e Julieta

Gosta William Shakespeare? Conhece Romeu e Julieta? Confira as opiniões e as melhores adaptações artísticas e culturas feitas de uma das maiores tragédias da literatura! 
Romeu e Julieta no terraço pintado por Ford Madox Brown 

Romeu e Julieta é um romance trágico escrito pelo poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare entre 1591 e 1595 em que conta a história de amor proibido entre Romeu e Julieta já que as famílias italianas Capuletos e Montecchios se odeiam e esse odeio se estende entre familiares e criados mas quando Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto em um baile de máscaras sentem um amor forte e reciproco mas quando descobrem que suas familias são inimigas irão fazer o possível para ficarem juntos. 

Apesar de ter passado vários anos e séculos essa tragédia de William Shakespeare é uma das peças e um dos maiores romances trágicos mais conhecidos da literatura pela sua grandiosa popularidade, possui uma linguagem bem popular e é constantemente adaptado para as mais diversas áreas artísticas e culturais conquistando cada vez mais admiradores pela obra e abaixo estão o que considero as melhores adaptações

1º O Casamento de Romeu e Julieta(2005): Nesse filme a produção se passa na cidade de São Paulo onde as familias são de longa data rivais mas por outro motivo Julieta(interpretada por Luana Piovani) e sua família torcem pelo Palmeiras e já a família de Romeu(interpretado por Marco Ricca) torce pelo Corinthians. O filme diferente da peça não termina em tragédia mas tem excelentes doses de romance e humor e se baseia em um conto de Mário Prata trazendo elementos adaptados da pessoa de Shakespeare como o desespero de saber que são times de diferentes e o amor verdadeiro que os personagens principais sentem desde a primeira vez que se viram. 

2º Roméo et Juliette de Charles Gounod: Nessa adaptação o compositor francês Charles Gounod faz da peça de Shakespeare uma ópera em 5 atos que contou com liberto de Jules Barbier e Michel Carré. Sua estreia foi em 1867 mas até hoje é muito interpretada e celebrada como uma das maiores óperas e adaptações teatrais já feitas.

3º Romeu + Julieta(1996): Nesse filme a obra de Shakespeare é ambientado em um ambiente contemporâneo e fictício em Verona Beach e não na Itália com as famílias sendo rivais e empresárias, a trilha sonora possui músicas de Rock e Pop mas com diálogos muito próximos a tragédia de Shakespeare em que Romeu é bem interpretado por Leonardo DiCaprio e Julieta por Clarie Danes sendo fundamental para elevação da carreira dos dois atores.

Romeo and Juliet de Dire Straits: Lançada no Making Movies terceiro álbum de estúdio da banda de Rock inglesa, a música traz uma versão adaptada aos anos 1980 em que Romeu é um cantor que canta pela vizinhança e Julieta se encanta pela música mas não pode ficar com Romeu pois tem namorado e Romeu desesperado mostra o amor que sente por ela através dessa grande música do Dire Straits sendo um dos maiores sucessos da banda pelos riffs de guitarra, uma bela letra e um excelente vídeo clipe que está abaixo para ser conferido e assistido.

E para você, qual é a melhor adaptação artística feito de Romeu e Julieta que você mais gosta? Conhece outras adaptações baseadas em Romeu e Julieta? Diga nos comentários!



Nenhum comentário:

Postar um comentário