quarta-feira, 2 de março de 2016

O humor irreverente e atemporal de Mamonas Assassinas

A trajetória de Mamonas Assassinas uma das maiores bandas de Rock do Brasil que possui  irreverencia e um humor contagiante nas suas músicas

A banda Mamonas Assassinas foi formada em 1990 na cidade de Guarulhos em São Paulo mas antes tinha o nome de Utopia em que faziam covers de Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e outras bandas. E era formada apenas pelos irmãos Sérgio Reoli e Samuel Reoli e por Bento Hinoto. Mas durante um show em julho de 1990 o público pediu para cantarem Guns N' Roses e como não sabiam a letra, pediram a um espectador para ajudá-los e foi então que Dinho se propos a cantar. A junção deu tão certo que ao verem que o público agradou do seu jeito de cantar que mistura Rock e humor colocaram ele como vocalista e através da entrada dele na banda foi entrou o quinto e último integrante da banda Júlio Rasec. 

A Fórmula do Fenômeno lançado em 1992 foi o primeiro e único álbum lançado como nome Utopia. Foi um verdadeiro fracasso de vendas o que fez com que a banda repensasse na carreira, logo após começaram a fazer paródias e essa decisão foi muito bem aceito pelo público que preferia ver e ouvir as palhaças do que os covers. Quando conheceram o então empresário Rick Bonadio a carreira musical deles mudou completamente desde o nome que deixou de ser Utopia para Mamonas Assassinas, gravaram fitas demo até chegar na EMI onde assinaram e gravaram seu único álbum Mamonas Assassinas lançado em 1995. Nessa fita que resultou em álbum pela gravadora tinha músicas que seriam então os grandes sucessos da banda entre as músicas estão "Pelados em Santos" e "Vira-Vira".

Com o estouro de vendas de Mamonas Assassinas(1995) em que a banda colocou seu humor irreverente nas letras e ainda misturou genialmente o Rock com outros gêneros musicais como Forró, Música Mexicana e Brega. Isso fez que a banda tivesse uma execução maciça nas rádios, caiu no gosto popular e era frequentemente chamado para programas de televisão das mais diversas emissoras. Mas tudo isso mudou em 2 de Março de 1996 quando eles voltavam de um show em Brasília pegaram um jato Learjet para voltar para Guarulhos e esse jato se colidiu com a Serra da Cantareira que culminou no falecimento de todos os integrantes da banda. 

Apesar de ter passado anos do falecimento, a banda ainda é muito lembrada por regravações e covers de artistas e também mostrada nos mais diversos materiais desde relatos de familiares e pessoas que trabalharam com os integrantes à fãs da banda, jornais, reportagens e blogs com documentários, especiais, homenagens e muito mais.

O álbum Mamonas Assassinas é uma das melhores formas de conhecer essa banda que tem humor irreverente e atemporal que é sinônimo de diversão e música boa que atrai pessoas de todas as idades. Todas as músicas do álbum são excelentes mas a minha favorita é "Chopis Centis". E para você qual é a melhor música do Mamonas Assassinas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário