sexta-feira, 25 de março de 2016

Medianeras e nossa solidão contemporânea

Uma resenha sobre um excelente filme argentino "Medianeras: Buenos Aires Na Era do Amor Virtual" e o que ele tem a nos dizer sobre a solidão.
"Medianeras: Buenos Aires Na Era do Amor Virtual" é um filme argentino de Drama, Comédia e Romance de 2011 conta a história de Martin(Javier Drolas) um fóbico em processo de recuperação. Pouco a pouco, ele consegue sair do seu isolamento de seu apartamento e de sua realidade virtual. Ele é Web Designer. E é através da internet que ele conhece Mariana(Pilar López de Ayala) sua vizinha de quarteirão, mas mesmos indo para os mesmos lugares não se cruzam. Eles vivem em Buenos Aires uma cidade que os une e os separa ao mesmo tempo. 

O filme mostra o cotidiano da vida solitária de cada um sendo que cada um passou antes por um relacionamento amoroso problemático e saem com outras pessoas para resolver a sua solidão em que percebemos a dificuldade de fazer laços afetivos em cidades, no caso mostrado do filme, a capital da Argentina Buenos Aires através de seus crescimentos desordenados e constantes. Zygmunt Bauman sociólogo polonês diz que "Vivemos tempos líquidos, nada é para durar." Isso é percebido durante o filme todo até o final do filme quando Martin e Mariana se encontram e essa liquidez é observada pelos seus relatos sobre a solidão e suas fobias psicológicas em que cada palavra e atitude é uma reflexão mostrando que a solidão está cada vez mais presente na vida das pessoas pelo seu cotidiano intenso, falta de laços afetivos e de sinceridade.

O cinema argentino possui excelentes filmes para se assistir e apreciar e "Medianeras: Buenos Aires Na Era do Amor Virtual" é um desses filmes, principalmente, para analisarmos a realidade a nossa volta em que há muita realidade virtual do que empatia real.

Abaixo está o filme completo para ser assistido quando quiser.

E você, gosta de "Medianeras: Buenos Aires Na Era do Amor Virtual"? Qual sua opinião cinematográfica desse grande filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário