domingo, 13 de março de 2016

Chico Science o rei do Manguebeat

Uma homenagem ao grande ídolo do Manguebeat Chico Science e seu legado para a música


Chico Science nasceu na cidade brasileira de Olinda em Pernambuco no dia 13 de março de 1966. Ele é cantor e compositor, foi o líder da banda Chico Science & Nação Zumbi na qual gravou os álbuns Da Lama Ao Caos e Afrociberdelia e é um dos principais nomes do movimento musical Manguebeat que surgiu em Pernambuco e apareceu para a música nos 1990 causando uma revolução musical do tamanho que foi a Tropicália nos anos 1960 em que o Manguebeat foi repercutido nacionalmente e internacionalmente pela sua grande sonoridade mas a carreira musical de Chico Science foi curta por conta de ter falecido em 2 de Fevereiro de 1997 em que ele se envolveu em um acidente de carro aos 37 anos.

O legado da obra musical de Chico Science é grande onde não foi apenas um dos grandes nomes do Manguebeat mas também por ter feito desse movimento musical um resgate da brasilidade onde esse gênero musical mistura o Rock e o Hip Hop com ritmos regionais como o Maracatu e retratando em letras com um realismo forte em que podemos citar  as desigualdades sociais e a desproporção econômica-social entre o nordeste e o sudeste do Brasil. Além disso influenciou bandas do próprio Manguebeat e na música de artistas novos e consagrados que fazem a sua obra se manter viva e atual.

Abaixo tem o vídeo clipe da música "A Cidade" do álbum Da Lama Ao Caos mostrando que é de fato um grande artista pela sua incrível sonoridade e letras impactantes. Além disso é minha música preferida de Chico Science.

E para você, qual é a sua música favorita do Chico Science?

Nenhum comentário:

Postar um comentário