domingo, 6 de março de 2016

O legado de um artista

Na arte e na cultura vemos sempre surgindo artistas, deixam legado, falecem e surgem outros. Como que pessoas se tornam fãs deles e se tornam artistas?
Font-de-Gaume do pintor norte americano Charles R. Knight

Já dizia o grande escritor e filosofo italiano Umberto Eco no seu grande romance O Nome da Rosa: "Nem todas as verdades são para todos os ouvidos. Nem todas as mentiras podem ser suportadas." Nesse trecho literário percebemos que de forma geral as pessoas tentam buscar soluções para seus pontos de vista nos mais diversos assuntos da sociedade e através disso buscam através de  meios para expor argumentos e conseguem através da arte onde mostra de forma sublime um fascínio e também provocativo de mostrar seu talento a sua visão sobre a vida, sentimentos e o que acontece a sua volta. 

Através desse olhar critico se busca admiradores para buscar reconhecimento  para mais pessoas poderem admirar e ter isso como construir uma grande obra artística com seus recursos intelectuais ou forçais, aprimorar seus conhecimentos, através disso se sustentar,  e deixar um legado cultural que será lembrado seja por inovação, criatividade e pensamento ativo e revolucionário que fez com o que sua obra fosse passada e lembrada pelas próximas gerações e com isso surge a formação de novos artistas que irão manter seu legado ou aprimorar o conhecimento para demonstrar para um novo público e continuar a roda viva de ver e descobrir novos artistas e preservar os antigos artistas e seus admiradores que irão conhecer as obras desses novos artistas.

Essa arte pode ser feita através de: literatura, desenhos, fotografia, pintura, música, cinema, teatro... Mas como ganha fãs? Com o tempo e quando encontra pessoas para admirar as ideias e as suas obras. Qualquer pode ser um artista? Sim mas demanda tempo vejam o meu exemplo eu escrevo poesias e tenho admiradores mas não publiquei ainda nenhuma não por receio de não dar certo mas porque estou priorizando os estudos primeiro, pensar como vou publicar  e também não sei quais poemas irei publicar diante de vários rascunhos manuscritos onde preciso tempo para escolher e publicar o tão sonhado e esperado livro. E quando um artista falece e aparecem pessoas que conheceram a obra dele com o falecimento? Que chegou tarde para essa pessoa o legado artístico desse artista.

E para você o que é ser artista? Pensa em ser um artista? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário