sexta-feira, 18 de março de 2016

O Conde de Monte Cristo e a vingança

Uma resenha critica de O Conde de Monte Cristo 

O Conde de Monte Cristo é um dos maiores romances da literatura francesa. É constantemente feito adaptações cinematográficas e relançamentos em diversas editoras e idiomas pelo mundo afora desse livro sendo portanto um dos maiores romances da literatura mexendo com a imaginação e a emoção dos leitores de todas as idades. Além disso, cativa várias pessoas pela sua simples linguagem abordando uma França Pós-Revolução Francesa no inicio da Era Napoleônica. 

  Escrito pelo escritor francês Alexandre Dumas em colaboração com Auguste Maquet e concluída em 1844. A ideia de fazer o romance foi quando Alexandre Dumas foi para a Ilha-Monte Cristo na Itália com um sobrinho de Napoleão Bonaparte e para homenagear ela e mostrar a realidade francesa da época se fez esse espetacular romance. 

O Conde de Monte Cristo conta a história do jovem Edmond Dantés que é marinheiro e capitão do navio Faraó e noivo da bela Mercedes é preso injustamente sendo vítima de um complô organizado seus inimigos. 15 anos depois, ele foge da prisão, enriquece e planeja sua vingança mirabolante sem poupar de ninguém que fizeram a vida dele cheia de sofrimentos desde o cargo no navio conseguido de forma honesta até tirarem o amor da sua vida a bela Mercedes. Com isso, o livro possui um realismo bem forte mostrando a vingança como tema central mostrando e nos questionando para refletirmos: Até onde cabe a nós a justiça pelas próprias mãos? Até onde o ser humano tem limite?  Mas também mostra a história de um amor que não acabou com o tempo e sim que aumentou com o passar dos anos que vale a pena ler e conhecer.

O Conde de Monte Cristo é portanto um livro excelente com uma história empolgante que prende o leitor do início ao fim podendo colocar na sua estante de livros memoráveis.

E você, conhece o livro O Conde de Monte Cristo? Gosta de O Conde de Monte Cristo? Qual é a sua opinião literária sobre esse livro? Comente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário