sábado, 12 de março de 2016

Luzes da Cidade e a solidariedade entre as pessoas

Conhece o filme Luzes da Cidade? Em 2016 essa grande obra cinematográfica completa 75 anos de lançamento, mas o que ele tem a nos ensinar sobre solidariedade? 

Luzes da Cidade é um filme mudo de comédia e romance americano de 1931 estrelado e dirigido por Charlie Chaplin em que ele interpreta o personagem que era um vagabundo que impediu um homem milionário(interpretado por Harry Myers) que está bêbado de cometer um suicídio. Agradecido por ter livrado ele da morte o convida para ir na sua casa e assim se tornam amigos. Mas quando ele fica sóbrio desconhece o vagabundo fazendo o vagabundo ser tratado como um estranho para o milionário. Nesse meio tempo o vagabundo conhece uma florista cega( interpretada por Virginia Cherrill) que precisa de dinheiro para pagar o aluguel e dinheiro para restaurar a sua visão só que ela pensa que ele é um milionário que irá resolver seus problemas e não um simples vagabundo.

Nesse filme vemos a importância de exercemos a solidariedade entre as pessoas mostrando que a generosidade não é apenas um sentimento mas uma ajuda com reciprocidade onde podemos ajudar as pessoas até com coisas pequenas como a simples presença ou um afeto fazendo com que possamos ajudar a melhorar a vida da pessoa que precisa de ajuda pois como diria o sociólogo francês Émile Durkheim que tanto a solidariedade tanto a orgância quanto a mecânica proporciona uma coesão social. E é disso que o vagabundo espera da florista quando consegue dinheiro do milionário para pagar o seu aluguel e restaurar a sua visão em que ela será apenas de ver e amar ele. Mas quando consegue enxergar novamente e vê o vagabundo pela primeira vez fica confusa em relação aos seus sentimentos com ele mas fica agradecida por ter ajudado ela a voltar a enxergar.

Luzes da Cidade é um filme muito bem feito e produzido por demonstrar de forma bela e única o amor e também de tratar o sentimento de solidariedade entre as pessoas de forma bem interessante, sendo portanto, um filme que deve ser assistido com muita emoção. Uma verdadeira obra prima do cinema! 


E você gosta de Luzes da Cidade? Gosta de Charlie Chaplin? Qual é a sua opinião sobre o filme e o sentimento de solidariedade?



Nenhum comentário:

Postar um comentário