sexta-feira, 25 de março de 2016

Joaquim Manuel de Macedo um escritor brasileiro inovador no século XIX

A vida, influência e obra literária do escritor brasileiro Joaquim Manuel de Macedo!

O escritor brasileiro Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí, província do Rio de Janeiro, em 1820. Formou-se em medicina em 1844 pela Faculdade do Rio de Janeiro, mas nunca exerceu a profissão, seduzido pela carreira literária e pelo magistério. Foi professor de história no Colégio Pedro II e preceptor dos netos do Imperador Dom Pedro II.

Na sua carreira literária ele foi o principal inovador dos livros no Brasil por ter feito parte da primeira fase do Romantismo no Brasil, com isso, ele trouxe para literatura brasileira uma linguagem simples, tramas fáceis, descrição de costumes da sociedade carioca da época, suas festas e tradições através das expressões culturais e dos comportamentos e que os protagonistas possuem um final feliz. Assim nasce "A Moreninha" seu primeiro grande romance e de aceitação de público em que conta a história de quatro jovens estudantes de Medicina Filipe, Leopoldo, Augusto e Fabrício passam o feriado na casa da avó de um deles o Filipe, na ilha de Paquetá. Um deles, o Augusto, apostou com os outros amigos que se ficasse apaixonado por mais de quinze dias, escreveria um romance contando a história desta paixão. Nesta ilha ele conhece uma moreninha, a Carolina, por quem se apaixona. O único obstáculo para os dois ficarem juntos é que Augusto fez uma promessa de fidelidade a uma menina que conhecera na infância e cujo paradeiro e identidade desconhecia. 

Além de "A Moreninha" ele lançou outras grandes obras como "A Carteira Do Meu Tio"e "A Luneta Mágica" e mais quinze romances, dezesseis peças de teatro e um livro de contos. Com os escritores Gonçalves Dias e Manuel de Araújo Porta-Alegre funda a revista Guanabara, que publicou seu poema-romance "A Nebulosa". 

Além disso atuou na política pelo Partido Liberal exercendo então cargos políticos da época. 

Considerado um dos melhores escritores da época exercia uma grande influência na época e nos dias de hoje seus são cada vez mais relançados e reeditados mostrando pelo seu sentimentalismo que faz com que seja uma leitura agradável trazendo ao leitor excelentes livros fazendo seus romances terem um lugar especial na estante de qualquer leitor e crítico literário pela sua grandiosa criatividade de mostrar realidade e romance com muita simplicidade ocupando a cadeira nº 20 da Academia Brasileira de Letras.

Faleceu em 11 de abril de 1882 aos 61 anos.

Abaixo você encontra os livros mais conhecidos do Joaquim Manuel de Macedo.

E você, gosta de Joaquim Manuel Macedo? Qual seu livro favorito dele? Comente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário