domingo, 28 de fevereiro de 2016

Uma analise de valores em Georges-Pierre Seurat e Pablo Picasso

A pintura é uma das formas de vermos e admirar a arte, mas que reflexão podemos fazer ao comparar duas pinturas clássicas dentro de um lapso de tempo?



A pintura é uma das formas que temos de admirar a arte e nela percebemos pelo tom de cores, a paisagem, as formas e as figuras as mensagens que o pintor nos deixa. Podemos citar vários como Vincent Van Gogh, Cândido Portinari, Giorgio Vasari, Frida Kahlo, Salvador Dali, Claude Monet e entre outros. Nesse caso compararei Guernica do pintor espanhol Pablo Picasso e Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte do pintor francês Georges-Pierre Seurat.

A obra de Seurat foi pintada e concluida em 1844 já a de Picasso foi em 1937. O que elas tem comum? Ambas mostram a genialidade de cada pintor e o movimento social cultural de cada época. Enquanto que em Seurat vemos costumes da elite social europeia do final do século XIX aproveitando um dia ao ar livre com sua vestimenta longa e usufruindo seu luxo diante de um bosque com uma natureza e um rio totalmente limpos através de uma pintura cheia de imagens chamativas fazendo parte ortanto do movimento Impressionista. Já na obra de Picasso, vemos uma sociedade altamente desesperada com o ataque dos aviões alemães da Legião de Condor  que quase destruíram a cidade de Guernica localizada na província de Biscaia e com essa pintura mostrou ao mundo o que estava acontecendo na Guerra Civil Espanhola através de uma pintura com teor critico e politico sendo assim considerada a obra membra do movimento Cubismo.

Percebe-se que essas duas pinturas estão muito presentes nos dias atuais onde se por um lado temos a guerra no outro lado temos a riqueza. E é através disso de séculos e milênios a sociedade utilizaram bastante essas duas coisas mostrando que o mundo sempre terá contrastes seja financeiros, religiosos, políticos, demográficos, tradições e estruturais. Mas a arte é universal e é através dela que podemos observar, questionar, fazer e criticar a nossa visão de ver o mundo em que vivemos.

E você o que acha da obra de Picasso? O que acha da pintura de Seurat? Qual é a sua pintura ou pintor favorito que você mais gosta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário